Embora já aqui tenhamos falado sobre como encontrar Freelancers para escrever no seu blog a pergunta do artigo de hoje é pertinente para todos aqueles que ainda se sentem reticentes à contratação de conteúdo produzido por terceiros, ou para aqueles que já estão contratando conteúdo a outros blogueiros e escritores, mas sentem que essa estratégia poderá não ser a mais adequada para os seus projetos. Ao longo deste artigo vamos avaliar os prós e contras deste tipo de estratégia e falar um pouco sobre o que é mais correcto a se fazer, dependendo logicamente dos objectivos que você tem para o seu projeto. Nem todos os blogs deverão receber conteúdos de terceiros, da mesma forma que nenhum blog deverá ficar sem conteúdos caso você não consiga dar conta do recado. É uma linha muito ténue esta que separada ambos os casos, e é preciso ter-se a certeza de que se está fazendo o mais correto, de forma a evitar prejudicar o blog e também as suas finanças e investimentos.
Se você tem mais do que um blog, certamente já se sentiu impotente para fazer face a todas as necessidades dos seus blogs, principalmente no que à produção de conteúdo diz respeito. Se você já tem um blog devidamente estabelecido, tem de responder aos emails e comentários dos seus leitores, tem de interagir com eles nas mídias sociais, pensar, criar e desenvolver campanhas de promoção, fazer article marketing, estudar SEO e tudo mais, como é que você vai arranjar tempo para produzir conteúdos para outros blogs? A resposta encontra-se mais abaixo!
OS DOIS CENÁRIOS POSSÍVEIS
Existem por norma dois tipos de cenários possíveis quando o objetivo passa por contratar pessoas para escrever no seu blog ou escreverem conteúdo para si que depois é publicado em seu nome. Ambos os cenários são completamente distintos e deverão ter abordagens distintas, e confundir ambos ou aplicar a mesma estratégia a ambos poderá ser um verdadeiro tiro no pé quanto ao desenvolvimento dos seus blogs, portanto, tenha sempre em consideração esses cenários e qual a estratégia que melhor se adapta a cada um deles. Vejamos:
1. O SEU BLOG É A SUA MONTRA PROFISSIONAL
Se você tem um blog onde você é o autor há alguns anos, praticamente todos os conteúdos foram escritos por si, e todas as pessoas o conhecem como sendo o autor desse mesmo blog, estamos perante o primeiro cenário, em que o seu blog é a sua montra profissional, ou seja, as pessoas reconhecem-no como autor do blog, convidam-no a participar de ações, palestras e eventos por causa do seu blog, e é impossível dissociar o seu blog de você. Um blog exemplo disso é a Escola Dinheiro e eu próprio, uma vez que ambos andamos de mão-dada faz alguns anos, e as pessoas reconhecem-nos de imediato. Se você tem um blog assim, deixar de escrever e começar a contratar outros usuários para escreverem conteúdo por si não é aceitável. Você precisa continuar a ser o líder desse projeto, sob pena de perder a popularidade que construiu ao longo dos últimos anos.
2. O SEU BLOG É PARA GANHAR DINHEIRO
Embora todos os blogs sejam à partida para ganhar dinheiro, o que pretendo expor neste segundo cenário são os blogs de nicho em que o objetivo primário é a rentabilização e os nomes dos autores são meramente figurativos. Nestes casos concretos, ser o fulano A ou B a redigir ou a publicar as matérias é indiferente, porque o objetivo do blog passa apenas pela monetização e não propriamente por ser uma montra profissional para o seu autor. Em muitos casos destes, o autor utiliza inclusive um nome fictício e não pretende que ninguém saiba que esse blog é dele, seja porque razão for. Num caso destes em que o que interessa é produzir conteúdo de qualidade e gerar vendas, a contratação de freelas ou blogueiros para escreverem conteúdo é fundamental para manter o projeto alimentado e gerando tráfego que possa ser traduzido posteriormente em dinheiro. No entanto, tenha sempre em consideração o nível de qualidade dos conteúdos. Se até então o seu padrão de qualidade era elevado, é importante que o mantenha assim.
PADRÃO DE QUALIDADE
Um dos aspectos da contratação de freelas ou blogueiros para escreverem conteúdo passa pelo padrão de qualidade do seu blog. Se você tem uma filosofia de trabalho concreta, é importante que os seus contratados estejam em linha com essa mesma filosofia. Se você contratar alguém que não cumpre com os objetivos propostos, então o sucesso desse seu blog poderá ser comprometido a longo prazo. E nem tudo tem a ver com dinheiro e investimento. Muitos blogueiros preferem pagar valores baixos por conteúdos, mas esquecem-se que a qualidade desses conteúdos reflecte o preço que estão pagando por eles. Se pretende conteúdo de grande qualidade, então será literalmente obrigado a investir valores mais altos que se reflictam em conteúdos de maior qualidade.
CONTRATAR CONTEÚDOS A TERCEIROS
A contratação de conteúdos a outros freelas ou blogueiros tem logicamente as suas vantagens e desvantagens e cada caso é um caso. Conforme vimos anteriormente, dependendo do cenário em que nos encontramos, pode ser vantajoso contratar conteúdos, ou então simplesmente retirar essa ideia da cabeça. Primeiro que tudo deverá analisar o cenário em que se encontra, para depois então decidir se contrata ou não conteúdos a terceiros. Caso pretenda contratar conteúdos de terceiros, deverá ter ainda em consideração os vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Vejamos:
VANTAGENS
DESVANTAGENS
CONCLUSÃO
Embora cada caso seja um caso, penso que tudo se resume ao cenário em que o seu blog se encontra. Se você está no cenário nº1, em que o seu blog é uma montra profissional para o seu trabalho, você não deverá incluir outros autores, sob pena de perder a popularidade que construiu até então. Já se estiver no cenário nº2, onde o objetivo é apenas ganhar dinheiro oferecendo conteúdo de qualidade aos seus leitores, a contratação de outros profissionais é uma excelente estratégia para alavancar o crescimento do seu blog e gerar mais rapidamente retorno, tráfego e popularidade.
E você, acha que sub-contratar conteúdos para o seu blog é a melhor estratégia?
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27/11/2012
Sub-Contratar conteúdos para os seus blogs é a melhor estratégia? Dinheiro
às
14:13
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