27/11/2012

Sub-Contratar conteúdos para os seus blogs é a melhor estratégia? Dinheiro

Embora já aqui tenhamos falado sobre como encontrar Freelancers para escrever no seu blog a pergunta do artigo de hoje é pertinente para todos aqueles que ainda se sentem reticentes à contratação de conteúdo produzido por terceiros, ou para aqueles que já estão contratando conteúdo a outros blogueiros e escritores, mas sentem que essa estratégia poderá não ser a mais adequada para os seus projetos. Ao longo deste artigo vamos avaliar os prós e contras deste tipo de estratégia e falar um pouco sobre o que é mais correcto a se fazer, dependendo logicamente dos objectivos que você tem para o seu projeto. Nem todos os blogs deverão receber conteúdos de terceiros, da mesma forma que nenhum blog deverá ficar sem conteúdos caso você não consiga dar conta do recado. É uma linha muito ténue esta que separada ambos os casos, e é preciso ter-se a certeza de que se está fazendo o mais correto, de forma a evitar prejudicar o blog e também as suas finanças e investimentos.
Se você tem mais do que um blog, certamente já se sentiu impotente para fazer face a todas as necessidades dos seus blogs, principalmente no que à produção de conteúdo diz respeito. Se você já tem um blog devidamente estabelecido, tem de responder aos emails e comentários dos seus leitores, tem de interagir com eles nas mídias sociais, pensar, criar e desenvolver campanhas de promoção, fazer article marketing, estudar SEO e tudo mais, como é que você vai arranjar tempo para produzir conteúdos para outros blogs? A resposta encontra-se mais abaixo!
Escrever Conteúdo

OS DOIS CENÁRIOS POSSÍVEIS

Existem por norma dois tipos de cenários possíveis quando o objetivo passa por contratar pessoas para escrever no seu blog ou escreverem conteúdo para si que depois é publicado em seu nome. Ambos os cenários são completamente distintos e deverão ter abordagens distintas, e confundir ambos ou aplicar a mesma estratégia a ambos poderá ser um verdadeiro tiro no pé quanto ao desenvolvimento dos seus blogs, portanto, tenha sempre em consideração esses cenários e qual a estratégia que melhor se adapta a cada um deles. Vejamos:

1. O SEU BLOG É A SUA MONTRA PROFISSIONAL

Se você tem um blog onde você é o autor há alguns anos, praticamente todos os conteúdos foram escritos por si, e todas as pessoas o conhecem como sendo o autor desse mesmo blog, estamos perante o primeiro cenário, em que o seu blog é a sua montra profissional, ou seja, as pessoas reconhecem-no como autor do blog, convidam-no a participar de ações, palestras e eventos por causa do seu blog, e é impossível dissociar o seu blog de você. Um blog exemplo disso é a Escola Dinheiro e eu próprio, uma vez que ambos andamos de mão-dada faz alguns anos, e as pessoas reconhecem-nos de imediato. Se você tem um blog assim, deixar de escrever e começar a contratar outros usuários para escreverem conteúdo por si não é aceitável. Você precisa continuar a ser o líder desse projeto, sob pena de perder a popularidade que construiu ao longo dos últimos anos.

2. O SEU BLOG É PARA GANHAR DINHEIRO

Embora todos os blogs sejam à partida para ganhar dinheiro, o que pretendo expor neste segundo cenário são os blogs de nicho em que o objetivo primário é a rentabilização e os nomes dos autores são meramente figurativos. Nestes casos concretos, ser o fulano A ou B a redigir ou a publicar as matérias é indiferente, porque o objetivo do blog passa apenas pela monetização e não propriamente por ser uma montra profissional para o seu autor. Em muitos casos destes, o autor utiliza inclusive um nome fictício e não pretende que ninguém saiba que esse blog é dele, seja porque razão for. Num caso destes em que o que interessa é produzir conteúdo de qualidade e gerar vendas, a contratação de freelas ou blogueiros para escreverem conteúdo é fundamental para manter o projeto alimentado e gerando tráfego que possa ser traduzido posteriormente em dinheiro. No entanto, tenha sempre em consideração o nível de qualidade dos conteúdos. Se até então o seu padrão de qualidade era elevado, é importante que o mantenha assim.

PADRÃO DE QUALIDADE

Um dos aspectos da contratação de freelas ou blogueiros para escreverem conteúdo passa pelo padrão de qualidade do seu blog. Se você tem uma filosofia de trabalho concreta, é importante que os seus contratados estejam em linha com essa mesma filosofia. Se você contratar alguém que não cumpre com os objetivos propostos, então o sucesso desse seu blog poderá ser comprometido a longo prazo. E nem tudo tem a ver com dinheiro e investimento. Muitos blogueiros preferem pagar valores baixos por conteúdos, mas esquecem-se que a qualidade desses conteúdos reflecte o preço que estão pagando por eles. Se pretende conteúdo de grande qualidade, então será literalmente obrigado a investir valores mais altos que se reflictam em conteúdos de maior qualidade.

CONTRATAR CONTEÚDOS A TERCEIROS

A contratação de conteúdos a outros freelas ou blogueiros tem logicamente as suas vantagens e desvantagens e cada caso é um caso. Conforme vimos anteriormente, dependendo do cenário em que nos encontramos, pode ser vantajoso contratar conteúdos, ou então simplesmente retirar essa ideia da cabeça. Primeiro que tudo deverá analisar o cenário em que se encontra, para depois então decidir se contrata ou não conteúdos a terceiros. Caso pretenda contratar conteúdos de terceiros, deverá ter ainda em consideração os vantagens e desvantagens desse tipo de investimento. Vejamos:

VANTAGENS

  • Contratar conteúdo liberta-lhe tempo – Esta é sem dúvida a melhor vantagem de contratar conteúdos a terceiros. Quando você não tem mais tempo disponível para produzir conteúdo, o ideal é investir no desenvolvimento de conteúdo a partir de outros freelas ou blogueiros. Caso você até tenha algum tempo disponível, poderá optar por um misto entre a contratação de conteúdo e a sua escrita de conteúdos para o site também. Além disso, ao libertar tempo com esse investimento, você poderá concentrar as suas atenções em outros aspectos importantes ao blog, como as mídias sociais, emails, suporte, vendas, programas de afiliados e tudo mais.
  • Você pode contratar alguém para escrever sobre aquilo que não percebe – Dependendo do tipo de nichos de mercado em que você atua ou pretende vir a atuar, a contratação de freelas ou blogueiros permite-lhe entrar em nichos de mercado que você não domina ou os quais simplesmente não percebe do ponto de vista de um redator. Se imaginar por exemplo a escrita de conteúdos sobre hidráulica, caso você não entenda desse assunto, o mais provável é que faça asneira na hora de redigir os seus textos. Nestes casos, a contratação de terceiros é fundamental e ajuda-o a aumentar consideravelmente as suas chances de sucesso, partindo do princípio de que contrata alguém com conhecimentos na área.
  • Você pode alargar o seu raio de ação – Se você está trabalhando num nicho de mercado bastante alargado e com vários tentáculos, você poderá conseguir aumentar o seu raio de ação, contratando especialistas em todas as áreas ligadas a esse nicho de mercado. Se você pode exemplo não entende nada de maquiagem, mas percebe bastante de alimentação, poderá incluir outros freelas ou blogueiros no seu projeto para que estes escrevam nas áreas que você não domina, aumentando o seu raio de ação e também o número de conteúdos publicados.
  • Mais conteúdos = mais dinheiro – Ao contratar pessoas para escreverem no seu blog, você poderá logicamente aumentar o número de conteúdos publicados diariamente no seu blog. Quanto mais conteúdo melhor, desde que tenha qualidade. Isso significa também que você poderá ver um acréscimo no volume de tráfego do seu blog e acelerar o seu crescimento uma vez que é através dos conteúdos que o seu blog se vai destacando da concorrência e ganhando a tração necessária para receber mais tráfego, mais fãs, mais seguidores e logicamente gerar uma maior receita.
  • Investimento com retorno – Dependendo do valor que está pagando aos seus autores para redigirem conteúdos para o seu blog, este poderá ser um investimento com retorno imediato. Logicamente esta equação dependerá em tudo da capacidade que o seu blog terá para gerar rendimentos, mas partindo do princípio de que você consegue rentabilizar eficientemente o tráfego que recebe, investir em conteúdo poderá ser uma tremenda vantagem para o seu negócio.

DESVANTAGENS

  • Investimento à cabeça – Logicamente, nenhum freelancer ou blogueiro vai escrever conteúdo para o seu blog sem ser pago à cabeça pelo trabalho, ou na melhor das hipóteses, ser pago assim que o artigo é entregue. Isto significa que você terá de investir algum dinheiro até conseguir começar a recuperá-lo com o tráfego e rendimentos dos seus blogs. Mas como em tudo na vida, é um investimento com o objetivo de gerar retorno, embora você não saiba à partida quando é que esse retorno irá acontecer. Se você não gosta de investir, então leia este artigo: Qual é a altura certa para investir no seu blog?
  • Contratar conteúdo exige-lhe um maior controlo e edição – A não ser que você consiga formar o seu freela ou blogueiro contratado de forma a ele cumprir com o tipo de estratégia e redação editorial do seu blog, você vai precisar de algum tempo diariamente para revisar os textos, reler os conteúdos, otimizar imagens, ajustar pormenores visuais e deixar tudo de acordo com as necessidades do seu blog. Embora você não tenha de perder tempo escrevendo conteúdo, terá forçosamente de fazer o trabalho de edição e revisão.
  • Encontrar bons freelas ou blogueiros é complicado – Esta é a maior desvantagem de contratar conteúdo a terceiros. É difícil encontrar bons profissionais, com conhecimento e que ainda tenham prazer em escrever conteúdo de qualidade. Por vezes encontram-se muitos que até têm conhecimento mas não sabem escrever com qualidade e vice-versa. Isto significa que num primeira fase você terá de ter a paciência necessária até encontrar um escritor que se enquadre na sua filosofia e que vá ao encontro do tipo de conteúdos que você procura.
  • Intermitência na redação de conteúdos – Este é um aspecto que acontece imensas vezes com quem contrata outros profissionais para a redação de conteúdo. Esses profissionais tendem a falhar prazos, muito regularmente, e isso depois reflecte-se também no número de conteúdos publicados diariamente no seu blog, revelando uma enorme inconsistência que depois também afecta o tráfego e os rendimentos. Nestes casos o ideal é ter pelo menos dois freelas produzindo conteúdos, para que um possa compensar as falhas do outro e vice-versa.
  • A qualquer momento o contrato termina – Outra das grandes desvantagens de contratar conteúdo é que um freela ou um blogueiro não são funcionários do seu blog, o que significa que a qualquer momento o seu contrato de palavra com ele poderá terminar. Muitos freelas trabalham por conta própria porque assim o desejam, mas muitos outros fazem-no com o objetivo de um dia encontrarem um bom emprego, pelo que quando isso acontece, você fica sem ninguém para produzir conteúdo e terá de recomeçar o processo novamente.

CONCLUSÃO

Embora cada caso seja um caso, penso que tudo se resume ao cenário em que o seu blog se encontra. Se você está no cenário nº1, em que o seu blog é uma montra profissional para o seu trabalho, você não deverá incluir outros autores, sob pena de perder a popularidade que construiu até então. Já se estiver no cenário nº2, onde o objetivo é apenas ganhar dinheiro oferecendo conteúdo de qualidade aos seus leitores, a contratação de outros profissionais é uma excelente estratégia para alavancar o crescimento do seu blog e gerar mais rapidamente retorno, tráfego e popularidade.
E você, acha que sub-contratar conteúdos para o seu blog é a melhor estratégia?

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