23/05/2007

Problemas

O Bonifácio entrou na roda e começou a falar dos problemas de cada pessoa que ali se encontrava. Uma tinha problema de doença, outra tinha problema de casamento, outra de negócios, assim por diante. Havia, no grupo, uma jovem bonita que permanecia calada. Então, o Bonifácio voltou-se para ela e perguntou-lhe:

- E você, senhorita, qual é o seu problema?
- Eu não tenho nenhum problema - respondeu ela.
- Então, venha comigo - disse ele maliciosamente vou arranjar-lhe um problema...

É uma piada, mas você provavelmente a tem transformado num acontecimento normal de sua vida, ou seja, quando você não tem problema trata de arranjar um, pois não está acostumado a viver sem problemas.
Conheço pessoas que são colecionadoras de problemas.
Um amigo me contou que a mulher dele não deixava um dia de desfiar-lhe um rosário de doenças. Era um tal de me-dói-aqui, me-dói-ali, me-dói-acolá. Depois de muita pa-
ciência, ele acabou dizendo para a mulher: "Olha, vamos combinar pelo mais fácil: me diz só onde não dói". Não é difícil perceber que o homem de hoje vive afoga do em problemas. Essa anormalidade já se tornou até normal para ele. Muitos, inclusive, aceitam como situação que não pode ser modificada. E quando percebem que os problemas
estão tirando a alegria de viver, torturando o sono e acarretando doenças e tensões prejudiciais, exclamam com fatalismo: "Que é que se vai fazer, a vida é assim mesmo!"
Não. Mil vezes não. A vida nâo é assim mesmo. Basta dar uma repassada nos problemas de três meses atrás, e você chegará à conclusão de que tudo, ou quase tudo, não passou de "tempestade em copo d'água". Você jogou fora um enorme cabedal de energias e desperdiçou à toa preciosos dias que não voltam mais e que poderiam ter
sido a maior curtição da sua vida. Acabe agora mesmo com os problemas. Risque esta pa
lavra do seu dicionário. A cada dia você vai amanhecer em paz, alegre, con-
fiante, determinado a ocupar-se (não falei preocupar-se) com entusiasmo e otimismo nos seus afazeres.
Por favor, o passado já passou, água passada não toca moinho.
Também está errado preocupar-se com o futuro. Eu disse preocupar-se, note bem. Você daria risada se visse alguém tremendo de frio mas caminhando de short na rua só porque daqui a alguns meses será verão. Mas, não ria. Você está fazendo a mesma coisa quando sofre hoje os possíveis acontecimentos futuros.
Lembre-se que a vida não é o passado e nem o futuro.

A vida é hoje. É o presente. Agora.
Você é o que é hoje.

Seria ridículo querer obrigar o corpo a fazer a digestão de alimentos que ainda não foram ingeridos. Pois é isto que você está fazendo quando vive preocupado em razão do
que o futuro pode Ihe trazer de ruim. Aprenda a organizar a sua vida de forma a sentir-se bem no presente. O método é simples. Você deve ter notado, aliás, que
todas as coisas essenciais são simples. As grandes leis que regem o universo são simples. Nada há de complicado no mundo, a não ser aquilo que o homem conseguiu complicar.

BELIEVE =]

6 comentários:

Anônimo disse...

Texto otimista, realista e muito bem feito. Parabéns.

www.newest.blogger.com.br

Anônimo disse...

ola gostei mt do teu blog...será possivel adicionar-me no msn? bboy_rocket@hotmail.com...preciso de ajuda, desde ja obrigado, comprimentos

Anônimo disse...

Encontrei por acaso este site, tenho tentado pensar positivo, mas é bem dificil, e como é facil pensar negativo, rsrs... mas eu estou barrando sempre estes pensametos ruins... mas esta semana foi bem engraçado... espirrei o dia todo, pensei nossa vou pegar uma gripe daquelas, fui ao banheiro lavei meu rosto olhei para mim no espelho, e repeti várias vezes... eu tenho muita saúde... olha deu certo, a gripe foi embora... A dúvida é o nosso inimigo, e neste momento eu tive muita certeza... bom funcionou...

Anônimo disse...

Isto é parte do livro: o incrivel poder da mente, de Lauro Trevisan!
Mas é legal compartilhar com todos!
Abraço e abundância infinita a todos...

Anônimo disse...

Nossa adorei esse texto, mto bom mesmo!!!!Pq as pessoas sempre acham problemas aonde não tem...e fazem tempestade num copo dágua isso é a pura verdade!!! Concordo plenamente com td que foi dito no texto e vou colocar em prática na minha vida!!!!
Parabéns pelo site está ótimo!!!!!
Luciana Gamella

Mauro Luiz disse...

Me endicaram seu blogger e adorei, portando adicionei o seu link no meu.

mauro